quarta-feira, 30 de abril de 2014

 PROJETO 



PROPOSTA:
A realização de um videodança integrando as linguagens dança, teatro, vídeo e fotografia, tendo como tema a investigação da mudança de posição da mulher na sociedade, a partir da obra Ilíada, de Homero. 

NOME: IZA E ELISA: AS EX-VIRGENS QUE VALIAM BOIS.

DETALHAMENTO DA PROPOSTA

Conceitos: as imagens técnicas; as teorias da comicidade: Incongruência e superioridade; a personificação de uma coisa comum, como figura de retórica.

Considerando que o formato final da pesquisa será  videodança, importa investigar o conceito de Imagem técnica. O mundo a que valorizamos e conhecemos não é mais vivenciado por meio de linhas escritas, mas por meio de superfícies imaginadas. Sabendo que a estrutura da mediação influi sobre a mensagem, ocorre mutação na nossa vivência, conhecimento e valores, quando vivenciamos o mundo enquanto cena, plano e contexto. Da experiência com as imagens, emergem questões estéticas fundamentais para a arte e para o homem que vive os seus efeitos. A relação com a imagem não é unilateral, por efeito boomerang, ela nos modifica, já que aquilo que olhamos também nos olha. (FONSECA,  2013: p. 05)

A cena coreografada para a tela implica um olhar apurado sobre os registros do tempo e do espaço, como possibilidade de descontinuá-los e redimensioná-los. A dança passou a experimentar novos espaços e tempos em sua associação com o cinema e, assim, dançar o impossível se torna possível. "O cinema, desde sempre, produziu efeitos sobre a dança; o vídeo os prolonga, e - no instante em que a imagem se torna digital - os extrema. As novas tecnologias não param de tensionar a dança na direção de uma reinvenção". (CALDAS, 2011: p. 240)

O presente projeto intenciona, ainda, trabalhar com o conceito da personificação, figura da retórica que consiste em atribuir qualidades, comportamentos, atitudes e impulsos humanos a coisas ou seres inanimados e a animais irracionais, ou seja “ um princípio ou idéia abstrata que, no teatro, é realizada por um personagem revestido de atributos e de propriedades bem definidas" (PAVIS, 1999). A figura da personificação é um conceito largamente utilizado em toda a obra da Ilíada de Homero, já que os gregos tinham o hábito de dar vida às forças da natureza ou transformá-las em Deuses, ou mesmo atribuir qualidades humanas a uma idéia ou coisa comum. Dessa forma,  intenciona-se personificar o grito, e trazê-lo como personagem que dá voz a mulher. De grito contido ou ausência de voz à mulher de voz ativa, dos dias atuais.  

Neste contexto, pretende-se investigar duas teorias da comicidade, quais sejam a teoria da Incongruência e teoria da superioridade e, assim,  aproximar-se dos procedimentos cômicos. A utilização de frases referentes à voz do grito, retiradas do texto da Ilíada como provocação de movimento. A resignificação da voz para um outro corpo. O deslocamento de sentido entre a palavra e o seu referente. O choque dos sentidos. E, assim perquirir: "o que significa o riso?  Que haverá no fundo do risível? Que haverá de comum entre uma careta de bufão, um trocadilho, um quadro de teatro burlesco e uma cena de fina comédia?" (BERGSON, 1983)

Materiais a serem utilizados:
Para os ensaios será utilizada um câmera Canon Rebel T2i. Os textos de voz serão gravados em Studio. Os ensaios serão registrados por meio de fotografias para que sirvam como estudo de cena, planejamento de decupagem e storyboard, que irão servir para orientar  as filmagens finais. Os  demais materiais para construção da cena serão pesquisados durante o processo criativo. 

Quantos Intérpretes: 3

Quais Intérpretes: Elisa Teixeira (Iza), Fernanda Cabral (Grito) e Iza Cavanellas (Elisa).

Espaço de Ensaio: Instituto Ballet Brazil

Dias de Ensaio: terças-feiras

Horário de Ensaio:  16h às 18h


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