PROJETO
PROPOSTA:
A
realização de um videodança integrando as linguagens dança, teatro, vídeo e fotografia,
tendo como tema a investigação da mudança de posição da mulher na sociedade, a partir da obra Ilíada, de Homero.
NOME:
IZA
E ELISA: AS EX-VIRGENS QUE VALIAM BOIS.
DETALHAMENTO
DA PROPOSTA
Conceitos: as
imagens técnicas; as
teorias da comicidade: Incongruência e superioridade; a personificação de uma coisa
comum, como figura de retórica.
Considerando
que o formato final da pesquisa será
videodança, importa investigar o conceito de Imagem técnica. O
mundo a que valorizamos e conhecemos não é mais vivenciado por meio de linhas
escritas, mas por meio de superfícies imaginadas. Sabendo que a estrutura da
mediação influi sobre a mensagem, ocorre mutação na nossa vivência,
conhecimento e valores, quando vivenciamos o mundo enquanto cena, plano e
contexto. Da experiência com as imagens, emergem questões estéticas
fundamentais para a arte e para o homem que vive os seus efeitos. A relação com
a imagem não é unilateral, por efeito boomerang,
ela nos modifica, já que aquilo que olhamos também nos olha. (FONSECA, 2013: p. 05)
A cena
coreografada para a tela implica um olhar apurado sobre os registros do tempo e
do espaço, como possibilidade de descontinuá-los e redimensioná-los. A dança
passou a experimentar novos espaços e tempos em sua associação com o cinema e,
assim, dançar o impossível se torna possível. "O cinema, desde sempre,
produziu efeitos sobre a dança; o vídeo os prolonga, e - no instante em que a
imagem se torna digital - os extrema. As novas tecnologias não param de
tensionar a dança na direção de uma reinvenção". (CALDAS, 2011: p. 240)
O
presente projeto intenciona, ainda, trabalhar com o conceito da personificação,
figura da retórica que consiste em atribuir qualidades, comportamentos,
atitudes e impulsos humanos a coisas ou seres inanimados e a animais
irracionais, ou seja “ um princípio ou idéia abstrata que, no teatro, é
realizada por um personagem revestido de atributos e de propriedades bem
definidas" (PAVIS, 1999). A figura da personificação é um conceito
largamente utilizado em toda a obra da Ilíada de Homero, já que os gregos
tinham o hábito de dar vida às forças da natureza ou transformá-las em Deuses,
ou mesmo atribuir qualidades humanas a uma idéia ou coisa comum. Dessa forma, intenciona-se personificar o grito, e trazê-lo
como personagem que dá voz a mulher. De grito contido ou ausência de voz à mulher de voz ativa,
dos dias atuais.
Neste contexto, pretende-se investigar duas teorias da comicidade, quais sejam
a teoria da Incongruência e teoria da superioridade e, assim, aproximar-se dos procedimentos
cômicos. A utilização de frases referentes à voz do grito, retiradas do texto
da Ilíada como provocação de movimento. A resignificação da voz para um outro
corpo. O deslocamento de sentido entre a palavra e o seu referente. O choque
dos sentidos. E, assim perquirir: "o que significa o riso? Que haverá no fundo do risível?
Que haverá de comum entre uma careta de bufão, um trocadilho, um quadro de
teatro burlesco e uma cena de fina comédia?" (BERGSON, 1983)
Materiais
a serem utilizados:
Para
os ensaios será utilizada um câmera Canon Rebel T2i. Os textos de voz serão
gravados em Studio. Os ensaios serão registrados por meio de fotografias para
que sirvam como estudo de cena, planejamento de decupagem e storyboard, que irão servir para
orientar as filmagens finais. Os demais materiais para construção da cena serão
pesquisados durante o processo criativo.
Quantos
Intérpretes: 3
Quais
Intérpretes: Elisa Teixeira (Iza), Fernanda Cabral
(Grito) e Iza Cavanellas (Elisa).
Espaço
de Ensaio: Instituto Ballet Brazil
Dias
de Ensaio: terças-feiras
Horário
de Ensaio: 16h
às 18h
Próximo passo: postagem de vídeos editados dos ensaios.
ResponderExcluirOK!!
ResponderExcluir